Logo 2020.png
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Instagram Icon
 
Rio Grande do Sul
Bot%2525C3%252583%2525C2%2525A3o_Voltar_

Rio Grande do Sul

 

Com identidade cultural diversa, herdada de povos colonizadores, o Rio Grande do Sul é um dos principais destinos turísticos do Sul do Brasil. Do Litoral a Fronteira Oeste, do Chuí até as Missões, passando pela Serra Gaúcha, prestigiada nacionalmente, o estado oferece roteiros com belas paisagens, arquitetura renomada e gastronomia de qualidade.

Ao todo, 27 regiões convidam os turistas a mergulhar na história rio-grandense.

Serra Gaúcha

A cidade de Gramado, na Região das Hortênsias, é um dos principais destinos para quem quer conhecer a influência alemã e italiana. A maior demanda da rede hoteleira é na estação mais fria, quando as temperaturas baixas prenunciam geada, ou neve, registrada com certa frequência. Canela e Nova Petrópolis são alternativas para conhecer mais sobre a região.

A cultura italiana é destaque nos Caminhos da Colônia, em Flores da Cunha e Caxias do Sul, e nos Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves. No encontro do território bento-gonçalvense com Garibaldi e Monte Belo do Sul, o Vale dos Vinhedos possui reconhecimento nacional. O local representa o legado histórico, cultural e gastronômico dos imigrantes que chegaram ao estado em 1875. Agrega a modernidade tecnológica das vinícolas e a infraestrutura qualificada de turismo.

Vale dos Vinhedos

Localizado na Serra Gaúcha e inserido no encontro dos municípios de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, o Vale representa o legado histórico, cultural e gastronômico deixado pelos imigrantes italianos que chegaram à região em 1875, em perfeita harmonia com as modernas tecnologias para produção de uva e vinhos finos e infraestrutura turística de alta qualidade.

Com paisagens apaixonantes que apresentam diferentes tonalidades nas quatro estações do ano, o Vale dos Vinhedos encanta também pela hospitalidade de seus moradores e pela qualidade dos serviços e produtos oferecidos.

Pequenas propriedades rurais compartilham o território com vinícolas de diferentes portes, contemplando desde cantinas familiares, boutiques e de garagem, assim como grandes empresas que contam com parcerias internacionais. 

Os vinhos do Vale dos Vinhedos apresentam identidade, sendo os únicos no Brasil a deterem Denominação de Origem. A região foi a primeira no país a ser reconhecida como Indicação Geográfica, sendo garantida pela Aprovale a origem dos vinhos finos aqui produzidos. 

As vinícolas e atrações situadas no vale estão abertas à visitação ao longo de todo o ano. Assim como podem ser realizadas visitas guiadas, degustações comentadas e jantares harmonizados. Complementando a oferta turística, hotéis, pousadas, restaurantes, bistrôs, ateliês de arte, armazéns de queijos, doces e geleias coloniais e gourmet estão distribuídos ao logo da rota que reserva inúmeras outras atrações aos que ingressam neste vale encantador
.

Litoral

Clima quente, trilhas abertas, paredões rochosos e morros também são atributos do território gaúcho. Entre as praias mais conhecidas e frequentadas do Litoral Norte e Sul estão Tramandaí, Capão da Canoa e Torres. Em Santa Vitória do Palmar, os banhistas podem se refrescar nas lagoas Mirim e Mangueira, e nas praias do Hermenegildo e Barra do Chuí, na fronteira com o Uruguai.

 

Fontes: Governo do Estado do Rio Grande do Sul e valedosvinhedos.com.br

Todos os direitos reservados. É proibida a cópia e/ou reprodução das fotos sem a autorização do autor, de acordo com a Lei 9610/98 dos Direitos Autorais.